top of page
Buscar
  • Foto do escritorGleyder Pasetti

Vou para o Nordeste, o que levar na mala?

Está de viagem marcada para curtir as lindas e quentes praias do Nordeste brasileiro? Trazemos algumas dicas que vão facilitar a sua vida no nosso paraíso tropical. 



praia paradisíaca

Visual da praia de Ponta de Mangue, em Maragogi. Por que choras, Caribe?


O litoral brasileiro é um dos mais bonitos e extensos do mundo. De norte a sul do país encontram-se praias lindíssimas, de areias brancas e douradas e mares nos mais diversos tons de azul e verde. Sem falar na temperatura da água, que pode variar de congelante a algo que lembra uma piscina aquecida. São praias para todos os gostos, bolsos e interesses, um país realmente abençoado no quesito litoral.  


Se dentre todas as opções, você escolheu o Nordeste para alguns dias de sol e mar, é importante ficar atento para não transformar as esperadas férias em dor de cabeça (nos dois sentidos).  


Normalmente quando viajamos ao nordeste, devido ao movimento das marés a programação invariavelmente conta com passeios a piscinas naturais, praias vizinhas e muitas horas em alto mar. Ainda são comuns extensos trajetos de buggy ou longas caminhadas, tudo isso embaixo de um belo sol, é claro.  


Aqui em Alagoas, onde estamos, nas ocasiões de maré muito baixa, o cenário nos convida a explorar os belos bancos de areia que se formam ao longo do mar. Há regiões em que se consegue andar até 2km mar adentro e presenciar "praias" e paisagens magníficas. Assim, lá se vão fotos e mais fotos e, quando percebemos, já passamos mais de uma hora sob o sol escaldante dessa terrinha muy caliente. 



piscinas naturais na maré baixa

Maré baixa em Japaratinga. Ao fundo, além dos corais, pode-se observar o mar aberto.


Sendo assim, separamos algumas dicas de ouro do que trazer na mala para não passar (ou evitar ao máximo) qualquer perrengue. O que não pode faltar: 

 

Boné ou chapéu - importante para proteger o rosto e a cabeça dos raios solares intensos. É uma das primeiras sábias decisões para se evitar mal-estar, dores de cabeça ou até uma insolação no fim do dia. 

Óculos escuros – o reflexo do sol na água é lindo, mas pode ser um tanto incômodo.  

Sapatilha náutica - indispensável para explorar à pé os bancos de areia que se formam na maré baixa. Aqui na região é permitido andar próximo aos corais e o caminho até eles conta com pedras pontiagudas, sedimentos de conchas e ouriços, muitas vezes imperceptíveis devido aos espelhos d’água.  

Protetor solar – por incrível que pareça, há quem se esqueça dele. Uma boa camada em todo corpo e um reforço nas áreas mais expostas: rosto, orelhas, pescoço, ombros, colo e pés.  



Itens para levar na mala

"Kit Nordeste", para curtir sem imprevistos.



Camiseta de sol – as camisetas de lycra ou dryfit são a forma mais prática de não levar aquele torrão. E nem precisa ter fator de proteção, o tecido em si já protege bastante. - “Ah, mas eu quero pegar uma cor!” Caaalma, aqui a gente pega cor até embaixo do guarda-sol, então, é bom ser prudente ao se expor por horas a fio em passeios. Deixe para pegar o bronze depois, com o guarda-sol por perto. 

Repelente – Mosquitos, além de incômodos, podem causar alergias em algumas pessoas, além de transmitir doenças como a dengue. Então, melhor se cuidar um pouquinho.  

Capa impermeável para celular – super prática, você pendura no pescoço e evita derrubar o celular na água nos intervalos das sessões de fotos. 

Pós Sol à base de Aloe Vera – coisa que quase ninguém lembra, mas isso salva vidas (risos). Se todas as dicas anteriores não evitarem uma torradinha, este querido vai dar aquela acalmada na pele e permitir que você durma tranquilo. 

 

Agora que você já tem um kit Nordeste básico, aproveite as dicas, curta o passeio e aprecie e viagem! E quem já veio, que conselhos daria aos visitantes de primeira viagem? 







2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page